O Criatório Capitão nasceu da paixão de seus fundadores por aves em cativeiro e pela criação. A história começa logo na infância, quando aos 7 anos de idade o senhor Mílton Sergio Karling já criava casais de Tiziu e tinha a expectativa de um dia criar aves silvestres.
Depois de observar e se inspirar em outras pessoas, aos 15 anos Mílton começou a criar Canários Belgas. Na época, aves silvestres eram irregulares e por isso, havia pouca oferta e falta de documentação. Até que com 21 anos ele se casou com a sua esposa Alcina Lasta Karling, que também é apaixonada por aves. Os dois juntos chegaram a criar 50 casais de canários.
Os anos se passaram e um dia surgiu a oportunidade de realizar o sonho da criação de aves silvestres. Isso aconteceu através da parceria e incentivo do Dr. Veterinário, José Prudente de Oliveira Neto. Dessa forma, Mílton juntamente com sua esposa Alcina e filhos Luiz Ivan e Luiz Miguel, passaram a criar aves Curió e depois, Azulões.
Com a evolução na criação de aves, a família começou a participar de torneios e ganhar campeonatos, até que em 2017 se tornaram um criatório comercial.
Hoje, o Criatório Capitão é uma família focada na criação de aves silvestres voltada para a competição e torneiros de canto. E foi assim, com ajuda do compadre Dr. Fernando Bracht, que eles vêm conseguido levar a diante esse sonho de criar as aves silvestres em cativeiro.
O objetivo do Criatório Capitão é proporcionar as pessoas, que são apaixonadas por aves como eles, o direito de ter uma ave como um animal de companhia, sempre dentro das leis que regem o nosso país.